IMG_2904

Reaproprio-me de mim

O trabalho Desapropriam-me de mim da artista visual Miriane Figueira, consiste na elaboração de 6 obras em tecido, fotografia e costura, criadas a partir de imagens de mulheres negras fotografadas nuas durante o período da diáspora negra (escravidão), sem seu consentimento, as imagens foram capturadas por fotógrafos viajantes e reforçaram e ainda reforçam muitos imaginários sobre o que é ser mulher negra no Brasil, o trabalho consistiu também na realização de 12 oficinas formativas destinadas a educadores de escolas públicas e na montagem de exposições dentro destas mesmas escolas em Curitiba/PR.


O trabalho tem como eixo central a pesquisa e reflexão crítica e poética ressignificando as imagens do período da diáspora negra. A ressignificação destas imagens através das obras produzidas neste projeto estabelece uma relação poética entre o contexto histórico no qual as imagens (fotográficas) foram criadas e os seus reflexos na sociedade contemporânea.

Além das obras, serão abordados também conceitos relacionados a feminismo negro e auto estima; a coisificação e violência contra a mulher negra em contraposição a questões de auto estima; a identidade afro-brasileira e a utilização de roupas e adereços afro como política de afirmação. Todo o material produzido servirá também de apoio para oficinas direcionadas a educadores, a fim de aplicar a lei de ensino de Cultura Afro Brasileira.

 

Abaixo catálogo distribuído gratuitamente para download

 

 

 

ATUALIZAÇÃO DE PROJETO, 2022

No vídeo abaixo conto um pouco o que mudou neste últimos anos neste projeto.